O Sensor de Fase complementa o Sensor de Rotação e sua principal função é informar a Unidade Comando Eletrônico em que fase(tempo) está cada cilindro do motor, para que ela possa efetuar mais precisamente a injeção de combustível.
Este Sensor de Fase, de código 1843 é produzido pela DS que possui um padrão de primeira linha e alta tecnologia na fabricação de peças automotivas.
Esta peça de carro é um sensor de tipo Hall que vai atrás da polia do comando de admissão e é responsável por informar o módulo de injeção da posição do comando de válvulas, assim a central consegue trabalhar com o sistema de injeção fasado, ou seja, bico por bico, injetando combustível no momento exato para cada cilindro.
Quando esta peça apresenta defeitos, os sintomas são partidas mais demoradas, o motor falha, o alto consumo de combustível, o veículo morre andando ou, às vezes, nem mesmo dá partida.
As causas mais comuns para o mau funcionamento estão relacionados ao sincronismo do motor incorreto, interferência no sinal, posicionamento incorreto, folga no comando de válvula, borra de óleo sobre polia, polia defeituosa, sensor incorreto, fiação do sensor com soldas, sensor sujo ou desgastado e conexões do chicote com oxidações, aterramento ou rompimento.
Portanto, quando seu carro apresentar defeitos desse tipo vá ao mecânico ciente da possibilidade de ser um problema no Sensor de Fase.