O Sensor MAP é o sensor de pressão absoluta. Sua função é informar a unidade de comando, a pressão absoluta medida dentro do coletor de admissão no funcionamento do motor. O valor da pressão medida é somado junto com a temperatura do ar, buscando sempre a ideal relação entre ar e combustível.
Este sensor é fabricado pela DS, código 1710.
O Sensor de Pressão Absoluta é responsável por medir a pressão absoluta de dentro do coletor de admissão e a temperatura do ar. Com esta informação, o sistema regula o fluxo de combustível e de ar, auxiliando o motor a obter a melhor combustão possível.
Nos veículos mais antigos, o Sensor MAP está conectado ao coletor de admissão por uma mangueira, já nos veículos mais novos ele fica acoplado diretamente no coletor de admissão.
Quando esta peça apresenta defeito não passa despercebida, pois o motor, ao acelerar, desacelerar ou ao deixar o carro em marcha lenta, apresenta um baixo desempenho, pois vai ter menos injeção de combustível, ocasionando na potência reduzida.
Ou então, outro sintoma comum que acontece quando o Sensor MAP apresenta problema é o motor ter mais combustível injetado, impactando na economia de combustível e também na emissão de poluentes, que aumenta.