O Sensor de Posição da Borboleta tem a finalidade de monitorar a posição do acelerador em um motor de combustão.
Fabricado pela DS, código 1907, com nova tecnologia, o sensor de posição da borboleta traz um sensor eletrônico que evita corrosão, desgaste e mau contato e garante maior durabilidade e precisão.
Compatível com os carros: Fiorino, Tempra, Tipo, Peugeot 106, Clio, R19, Cordoba e Golf.
O Sensor de Posição da Borboleta (TPS) geralmente localiza-se no mesmo eixo da borboleta de aceleração e é responsável por informar a posição do acelerador por meio de um circuito de resistência. Trata-se de um potenciômetro, cujo curso está ligado ao eixo da borboleta, é um sensor resistivo.
Através deste sensor, a UCE (Unidade de Comando Eletrônica) recebe informações que auxiliam no cálculo do tempo de injeção, avanço da ignição, entre outras utilidades que mantém o perfeito funcionamento do motor.
Quando este sensor está com defeito, ocorrem falhas na aceleração e a marcha lenta do veículo pode oscilar.
Os problemas no Sensor da Borboleta podem estar relacionados com a posição incorreta da borboleta, pista do potenciômetro desgastada, sensor incorreto, fiação do sensor com soldas, sensor sujo ou desgastado e conexões do chicote com oxidações, aterramento ou rompimento.