Acessibilidade no site do Super Muffato
As páginas do Super Muffato foram projetadas para serem acessíveis e facilmente utilizáveis. Se você tiver sugestões ou encontrar problemas, fale conosco e ajude-nos a melhorar a sua experiência. As instruções a seguir podem facilitar a sua navegação.
Recursos fornecidos por seu navegador ou outras ferramentas
As instruções a seguir podem facilitar a navegação.
Tamanho do texto
Atualmente os navegadores costumam trazer integrada ferramenta de ampliação ou redução de textos, conhecida como zoom.
Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:
- pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
- pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir
- pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página
Para usar o zoom no Mac OS:
- pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
- pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir
- pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página
Ferramentas úteis nos navegadores
Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com links para onde obtê-las. As instruções de instalação e configuração dependem de cada sistema operacional e navegador. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas podem estar em inglês.
Usando o Google Chrome ou Microsoft Edge:
- Para efeito de alto contraste: use a extensão High Contrast
- Para transformar em áudio um texto selecionado, use a extensão Leitor Selecção (Texto-para-voz)
- Para navegar por gestos do mouse, use a extensão CrxMouse
- Para escrever e editar textos por reconhecimento de voz, utilize a extensão Dictanote (Voice in - Speech-To-Text Dictation)
Usando o Mozilla Firefox:
- Para modificar as cores usadas nas páginas, inclusive para efeito de alto contraste, use a extensão Dark Reader
- Para transformar em áudio um texto selecionado, usa a extensão Read Aloud
- Para navegar por gestos do mouse, entre use a extensão Gesturify
Leitores de tela
Os leitores de tela são programas de computador projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Eles capturam a informação apresentada na tela e a transformam em áudio. A navegação é feita com o teclado, na maioria das vezes sem a necessidade de mouse ou de monitor. O áudio é emitido por meio da placa de som do computador. Podem ser gratuitos ou pagos. A seguir, listamos alguns dos leitores de tela mais populares.
Gratuitos:
- DOSVOX
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um sistema operacional completo que roda em Windows. Para baixar, acesse a página do Projeto DOSVOX. - NVDA
Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access, é um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto. O NVDA (NonVisual Desktop Access) não precisa ser instalado no sistema, pode estar em um dispositivo removível, como um pendrive por exemplo. Para baixar, acesse a página de download do NVDA. - Orca
Software de código aberto desenvolvido para o sistema operacional Linux. Além de leitor de tela, é também um ampliador de tela, possibilitando a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. Para obter informações sobre como baixar e instalar, acesse a página do Orca. - VoiceOver
Aplicativo de leitura de tela que vem integrado ao sistema operacional dos computadores da Apple (Mac OS X). Para saber mais, acesse a página do VoiceOver.
Algumas opções vendidas no Brasil:
- JAWS
O JAWS (Job Acess With Speech) é um programa de leitura de tela desenvolvido pela empresa norte-americana Freedom Scientific para plataforma Windows. Para saber mais, acesse a página do JAWS para Windows. - Virtual Vision
Programa de leitura de tela desenvolvido pela empresa brasileira MicroPower para ambiente Windows. Para saber mais, acesse a página do Virtual Vision.
Mouse controlado por movimentos da cabeça
Alguns programas permitem que o ponteiro do mouse seja controlado por meio de movimentos da cabeça.
- eViaCam
Software de código aberto disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux. O clique do mouse é acionado fixando-se por alguns segundos o ponteiro do mouse na região desejada da tela. Faça o download acessando a página do eViaCam. - HeadMouse
Software gratuito desenvolvido pela Escola Politécnica Superior da Universidade de Lleida, na Espanha. É possível configurar diferentes movimentos para o clique do mouse. Faça o download acessando a página da Indra.
Reconhecimento de fala
Software totalmente online e gratuito.
- Dictanote Demo note - É um programa de reconhecimento de fala totalmente online, gratuito, admite pontuação, permite que você programe a pontuação e frases padrão, e oferece também a opção de reconhecimento de fala de outras línguas nativas, acesse a página dictanote.
Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras e/ou para Legendas em Língua Portuguesa:
Traduza automaticamente textos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
- VLibras - É uma ferramenta gratuita de código aberto que traduz automaticamente textos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O VLibras é integrado ao site do Super Muffato e pode ser acessado pelo ícone de Libras, localizado no meio da página, à direita. O programa tem versões para desktops, smartphones e tablets, e também oferece uma plataforma colaborativa para construção de dicionário em Libras (Wikilibras). Faça o download acessando a página Conheça o VLibras.
Facilidades dos sistemas operacionais
Além das ferramentas úteis oferecidas pelos navegadores, os sistemas operacionais também contam com recursos próprios que podem facilitar seu uso, tornando-os mais acessíveis. A seguir, há uma lista de links para páginas que orientam quanto à utilização desses recursos. Algumas destas páginas são dos próprios fornecedores dos sistemas, outras são de terceiros.